O Cemtec prevê acumulados de chuva significativos e queda de temperatura
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emitiu um alerta para a possibilidade de grandes acumulados de chuva em Mato Grosso do Sul nesta semana, prevendo volumes superiores a 50 milímetros em 24 horas. A instabilidade climática é impulsionada pela passagem de uma frente fria, conforme detalhado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Valesca Fernandes, meteorologista e coordenadora do Cemtec, destacou que a segunda-feira (15) será marcada por condições instáveis, com chuvas que podem variar de moderadas a intensas, incluindo tempestades. “Esperamos uma queda nas temperaturas, que podem atingir mínimas entre 13°C e 16°C na região Sul do estado, além de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo, especialmente nas regiões Central, Sul, Sudeste e Oeste”, explicou Fernandes.
As chuvas são esperadas para continuar até terça-feira (16), com mínimas oscilando entre 21°C e 23°C e máximas entre 28°C e 30°C nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste. Enquanto isso, nas regiões Norte e Pantaneira, as temperaturas mínimas previstas variam de 24°C a 26°C, com máximas de 30°C a 32°C.
Para o Bolsão e o Leste do estado, a previsão indica mínimas de 22°C a 24°C e máximas que podem chegar a 33°C.
Campo Grande deve registrar mínimas de 21°C a 23°C e máximas entre 27°C e 29°C ao longo da semana.
Os ventos, predominantemente do quadrante norte, alcançarão velocidades entre 40 e 60 km/h, com possíveis rajadas superiores a 60 km/h.