Frente fria e previsão de chuva podem aliviar a situação
Campo Grande amanheceu nesta quinta-feira coberta por uma densa fumaça proveniente das queimadas, mesmo estando a mais de 400 km de distância de Corumbá, região que tem enfrentado incêndios intensos. O ar carregado de fumaça traz um cheiro característico e incômodo para os moradores da capital sul-mato-grossense.
A fumaça chega na véspera da entrada de uma frente fria que pode trazer chuvas, aliviando a situação. A massa de ar frio já está presente no sul do estado, causando uma queda nas temperaturas. Em Ponta Porã, os termômetros marcam 16ºC nesta manhã, com previsão de mínima de 6ºC na sexta-feira e 2ºC no sábado, condições semelhantes às previstas para Amambai, na fronteira com a Bolívia.
Em Campo Grande, a temperatura é de 22ºC nesta manhã, não devendo ultrapassar os 25ºC ao longo do dia. Com a chegada da frente fria, a madrugada deve registrar 12ºC. No sábado, espera-se uma mínima de 4ºC e máxima de 20ºC, enquanto no domingo as temperaturas devem variar entre 8ºC e 24ºC. Em Maracaju, a 159 km de distância, a manhã começou com chuva leve.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informa que a frente fria aumentará a nebulosidade e trará possibilidade de chuvas e tempestades. A combinação de cavados com o transporte intenso de calor e umidade propicia a formação de instabilidades que devem afetar o sul, sudeste e sudoeste do estado, incluindo partes do Pantanal.
As máximas para esta quinta-feira são de 16ºC em Ponta Porã e Porto Murtinho, 18ºC em Bonito, 19ºC em Naviraí, 20ºC em Dourados e Corumbá, 22ºC em Maracaju e Ivinhema, 23ºC em Aquidauana, 31ºC em Três Lagoas, 32ºC em Coxim e 34ºC em Paranaíba.
Na sexta-feira, as temperaturas devem começar com frio intenso: 6ºC em Sete Quedas e Paranhos, 7ºC em Amambai, 9ºC em Dourados, 10ºC em Bonito e Maracaju, 11ºC em Porto Murtinho, 12ºC em Corumbá, e 16ºC em Três Lagoas.
Com informações do site Campo Grande News