quarta-feira, 15 jan 2025

Acadêmicos denunciam falta de equipamentos de socorro e seguro coletivo

Acadêmicos denunciam falta de equipamentos de socorro e seguro coletivo

28 dezembro – 2018 | 20:20

O acidente envolvendo estudantes da graduação em Turismo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Aquidauana, no último dia 5 de dezembro, revoltou familiares das vítimas, em razão da atitude de omissão da instituição ensino. 

Durante a visita feita a um pesqueiro, a passarela construída sob o rio Aquidauana cedeu e colocou em risco a vida do grupo – que além do susto e ferimentos – teve prejuízos financeiros como perda de aparelhos celulares, óculos de grau, documentos, entre outros objetos pessoais.

Em relato encaminhado ao Jornal Correio do Estado, participantes que preferiram não se identificar, detalharam que a visita foi solicitada por professor da disciplina, considerada uma aula de campo e atividade avaliativa obrigatória, da disciplina Meios de Hospedam II. 

Quando se reuniram com a direção da universidade, os estudantes ficaram sabendo que não existia um seguro de acidentes pessoais para o grupo, ou mesmo auxílio para ressarcir os bens pessoais perdidos durante a queda no rio Aquidauana.

Diante da resposta recebida, foi encaminhada na quinta-feira (27), uma denúncia formal ao  Ministério Público Federal (MPF/MS), com solicitação de Ação Pública por Danos materiais, pessoais e morais contra a UFMS, o Pesqueiro e Pousada 110 e o Corpo de Bombeiros local, em razão da falta de bote e colete salva-vidas, placas de sinalização, caixa de primeiros socorros e ficha de vistoria (alvará) assinado pela corporação. 

Segue trecho do relato enviado: ‘Nós estávamos sob a passarela fotografando e conhecendo a infraestrutura do pesqueiro, quando ao piso desabou dentro do rio Aquidauana. A estrutura desabou muito rápido e quando percebemos estávamos presos entre os escombros, pisoteando uns aos outros. Alguns conseguiram se segurar nas grades, outros se afogaram, mas, felizmente conseguiram socorro de colegas”, detalha o documento.

De acordo com os denunciantes o que mais indignou na ocorrência foi a falta de diálogo com os gestores da UFMS e a irresponsabilidade sobre o assunto, visto que não houve manifestação da instituição no seu portal institucional, ou retorno para os jornais que divulgaram a notícia sobre o acidente. 

Reportagem: Campo Grande News

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias