Os constantes conflitos entre produtores rurais e indígenas estão levando algumas partes a adotarem medidas que chegam até ser inusitadas. Em uma propriedade rural localizada na Avenida Guaicurus, na saída para o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, um agricultor precisou blindar o trator para poder plantar.
Segundo o produtor, que adaptou o trator com chapas de aço, a intenção , além de conseguir realizar o plantio é garantir a segurança dos funcionários. Apesar da criatividade, a solução encontrada não conseguiu impedir os ataques, uma vez que nesta terça-feira a polícia precisou ser acionada.
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 09h de ontem, oito funcionários da fazenda estavam realizando o plantio com quatro tratores, entre eles, o blindado, quando 70 indígenas chegaram e começaram a expulsar os trabalhadores do local. Segundo a ocorrência, um dos suspeitos disparou na direção de um dos tratores, depois o grupo tentou atear fogo utilizando coquetéis molotov.
Segundo informações do site Ligado na Notícia, quando a equipe chegou, os índios atacaram os policiais com flechas e pedradas, danificando os para-brisas de três viaturas.Segundo relatos, a polícia tentou negociar com o grupo, mas, não teve êxito. Na propriedade rural foram apreendidas diversas flechas artesanais que foram utilizadas durante o confronto.