Para muitas pessoas, os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém, para os animais de estimação, crianças, pessoas enfermas, pessoas mais idosas e autistas, eles representam medo e estresse.
Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias. Além disso, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia. Dependendo do caso, se o animal já tiver alguma outra patologia, o som pode causar sintomas mais graves como, por exemplo, crises convulsivas e até desmaios. “Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos, e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.
Fazemos esse apelo em favor das pessoas enfermas, idosas, autistas e também dos animais de estimação de muitas pessoas. A quantidade de rojões aumenta muito neste período, e, consequentemente, os transtornos causados por eles. Enquanto alguns animais ficam apenas trêmulos e procuram esconder-se, outros ficam extremamente desesperados. Para tentar fugir, acabam se ferindo ou sendo atropelados. A entrada de um Ano Novo deve ser festejada com amor, consciência, consideração e respeito ao próximo, porém a Lei precisa ser respeitada. Ajude-nos a oferecer aos anjos de quatro patas, aos idosos, aos autistas, às pessoas acamadas ou internadas uma passagem de Ano o mais tranquila e saudável possível. Respeite a vida!”, reforça o Presidente do Legislativo Robert Ziemann.