Com o apoio do Governo do Estado e da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o Projeto Rondon realiza em Mato Grosso do Sul, entre os dias 14 e 29 de julho, a Operação Guaicurus, em doze municípios: Água Clara, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Bonito, Figueirão, Inocência, Juti, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.
O Programa, coordenado pelo Ministério da Defesa, contribui com ações sociais e soluções sustentáveis para o fomento do desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades. A iniciativa também envolve instituições de ensino superior do Mato Grosso do Sul.
O Estado já recebeu o Projeto Rondon em três oportunidades, em 2011 com as Operações Rio Paraguai e Arara Azul e em 2018 com a Operação Pantanal.
Operação Guaicurus
A atividade terá a participação de 252 rondonistas, professores e estudantes universitários, que realizarão trabalhos voluntários no período de férias, em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável nos municípios sul-mato-grossenses.
Para atuar na comunicação, foi firmada parceria com a Centro Universitário- UNIVEL, que percorrerá todos os municípios durante a operação. A equipe dessa universidade contará com dois professores dos cursos de Comunicação Social e 10 estudantes da área, que serão responsáveis pela cobertura jornalística e produção de conteúdo.
As atividades desse grupo têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais realizadas pelos rondonistas junto às comunidades e ao Projeto Rondon, como vetor de fortalecimento da Soberania Nacional.
Ações multiplicadoras
Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 89 Operações que levaram ações transformadoras a um total de 1.296 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação. O Programa capacitou 24.628 Rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
Alexandre Gonzaga
Foto: Divulgação