O programa, focado na prevenção ao uso de drogas e combate à violência entre crianças e adolescentes, foi retomado na atual gestão
Em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Polícia Militar, formou mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Ministrado exclusivamente por policiais militares selecionados e devidamente treinados, o programa é focado em crianças de 9 a 12 anos, com os instrutores vindo de Campo Grande uma vez por semana para ministrar as aulas.
Retomado na atual gestão municipal, por iniciativa do prefeito Marcos Calderan e da Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza, o programa é considerado fundamental para o desenvolvimento das crianças de Maracaju.
Os alunos que se formaram nesta etapa do PROERD são do 5º ano de diversas escolas municipais, incluindo João Batista Lino Braga, José Pereira da Rosa, Irma de Lima Matos, Cecília de Castro Minervini, Júlio Muller (Vista Alegre), e Escola Indígena Velário Sucurui’y.
O PROERD tem um caráter preventivo, pois busca fornecer à comunidade meios para modificar os fatores ambientais e comportamentais que contribuem para o abuso de drogas e o uso da violência. Além disso, prioriza o envolvimento dos pais e responsáveis, estimulando a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção. Nesse contexto, as discussões tornam-se um instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, priorizando o diálogo para a melhoria da qualidade de vida das crianças.