quarta-feira, 15 jan 2025

Supertufão Ameaça o Pacífico com Ventos de até 230 km/h; Rota Ainda Incerta
Geral

Supertufão Ameaça o Pacífico com Ventos de até 230 km/h; Rota Ainda Incerta

Redação
24 julho – 2023 | 15:15

O fenômeno, que pode evoluir para um supertufão, pode atingir regiões como Taiwan, Hong Kong e a China continental

O Tufão Doksuri, que se formou no Oceano Pacífico e avança em direção às Filipinas, pode evoluir para um supertufão e seguir em direção a Taiwan, Hong Kong e China até o final desta semana, alertam meteorologistas.

O fenômeno começou como uma tempestade tropical no Pacífico Ocidental na manhã de domingo (23), segundo o Joint Typhoon Warning Center dos Estados Unidos. No final do dia, já havia sido atualizado para um tufão, com ventos de até 230 km/h, de acordo com a agência meteorológica filipina Pagasa.

O tufão agora se aproxima de Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, onde se espera que atinja a costa nordeste na terça-feira (25), trazendo até 250 mm de chuva. Este volume pode chegar a 450 mm de chuva até quarta-feira (26), à medida que o tufão se intensifica e se dirige para a parte norte do Mar da China Meridional, apontando para possíveis problemas para Taiwan, Hong Kong e partes do sul da China.

O Doksuri, também conhecido como Egay nas Filipinas, pode se tornar um supertufão – equivalente a um furacão de categoria 5, o nível mais alto e destrutivo da escala – no final da terça-feira ou início da quarta-feira, alertou Pagasa.

Entretanto, o caminho exato do tufão ainda é incerto. O Observatório de Hong Kong afirmou que existem várias rotas possíveis para o fenômeno. Além disso, a trajetória final do tufão será influenciada por uma variedade de fatores, como cordilheiras subtropicais que trazem alta pressão atmosférica ou monções que trazem baixa pressão.

Comunidades no caminho do tufão se preparam para o impacto. Nas Filipinas, o presidente Ferdinand R. Marcos Jr. suspendeu todas as aulas em escolas públicas e fechou escritórios do governo na região da capital na segunda-feira (24), exceto aqueles que realizam serviços críticos.

O público foi instado a seguir ordens de evacuação e outras instruções das autoridades locais, enquanto o Observatório de Hong Kong pediu à população que fique atenta aos anúncios meteorológicos. A agência meteorológica de Taiwan também monitora o progresso do tufão e pode emitir um alerta marítimo na segunda ou terça-feira.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias