O incidente aconteceu em uma via pública no bairro San Antonio da cidade de Pedro Juan Caballero, departamento de Amambay, segundo o correspondente da área, Marciano Candia.
A vítima seria um empresário de nome João Francisco Barão, 27 anos, que foi levado às pressas para o hospital particular Viva Vida, onde chegou sem sinais de vida.
O brasileiro estava sentado na via pública após sair de um local de evento localizado na rua Mariscal López, próximo a Benjamín Aceval, quando desconhecidos abriram fogo contra ele, inclusive utilizando armas de grosso calibre.
Os desconhecidos posteriormente incineraram o veículo que teria sido utilizado para cometer o ato . As informações mais recentes indicam que o empresário havia saído da fronteira após ter problemas com outra brasileira e que inclusive teria sofrido um atentado que matou sua acompanhante. até ser morto com sete balas. Primeiramente, foi tratada a informação de que a vítima era estudante de medicina. No entanto, foi confirmado que seu ex-companheiro seria o aluno do curso.
A promotora do caso, Reinalda Palacios, disse que eles têm muito pouca informação sobre a vítima e o que ela fez, então eles continuam trabalhando. ao conversar com os familiares para esclarecer o fato.
O ataque teria ocorrido em frente a um local de eventos denominado Máster Eventos, o mesmo de onde saíram a filha do ex-governador de Pedro Juan Caballero, Ronald Acevedo, e outros pessoas, haviam partido quando foram mortas a tiros em 2021.