As medidas restritivas adotadas na classificação anterior, (até 24/06/2021) do Programa PROSSEGUIR, apresentou o Município de Maracaju na Bandeira Cinza e determinou à Maracaju e outros municípios medidas restritivas de 14 dias de lockdown.
O presidente da Câmara, vereador Robert Ziemann, afirmou que a Câmara não mais apoiará lockdown no município, mas vai seguir as determinações impostas pelo novo embandeiramento da cidade, ficando o município a aderir outras medidas que sejam contrárias ao Lockdown.
Segundo o Presidente da Câmara, o comércio em geral sempre fez a sua parte, cumprindo rigorosamente com os protocolos de biossegurança estabelecidos. Neste período de pandemia, os empresários têm sido duramente penalizados com o fechamento dos estabelecimentos e redução dos horários de atendimento, impostos através de Decretos estaduais e municipais. Muitos não conseguiram se manter e fecharam suas portas de maneira definitiva. E, os que se mantiveram, mesmo diante das dificuldades e redução drásticas das vendas, procuraram meios para manter a folha de pagamento de seus colaboradores, da qual, tantas famílias dependem para sobreviver.
A Câmara entende que não é através do comércio em geral e das atividades empresariais o aumento de casos de Covid-19 no município, e mesmo com o lockdown, os casos diários confirmados e óbitos continuaram aumentando, não tendo o porquê da penalidade.
Está mais que comprovado que a instabilidade e o grande número de novos casos e óbitos diários, sobrevêm através de aglomerações residenciais, festinhas clandestinas e da não observação ao protocolo de biossegurança por parte de muitos cidadãos.
Nesta quarta-feira (22/06/2021) a nova classificação, apresentou Maracaju na bandeira vermelha, e os casos confirmados e óbitos continuam aumentando e mais uma vez os vereadores conclamam a população que se cuidem e cuidem do próximo com as medidas de segurança, para que as normas não sejam tão rígidas.
Entendemos que medidas precisam ser tomadas principalmente para preservar a vida das pessoas, e isso passa pela consciência de cada cidadão. Contudo, garantimos a todos que a Câmara Municipal continuará fazendo o seu papel diário e buscando, sempre, o melhor para nosso povo e para a nossa cidade, sem qualquer perseguição aos comerciantes e a todos que precisam trabalhar. Contém sempre conosco! Que Deus nos abençoe e nos tire deste sofrimento o mais rápido possível, Presidente da Câmara de Maracaju Robert Ziemann.