Agronegócio

Copasul inaugura Silos Serra de Maracaju com capacidade para 900 mil sacas

Por: Assessoria de Comunicação Copasul
05 fevereiro – 2025 | 15:15

A Unidade aumenta a capacidade de armazenagem da Copasul em Maracaju que agora totaliza 2,35 milhões de sacas. No geral, a Copasul chega a 15,6 milhões de sacas de capacidade estática com unidades em 11 municípios

A Copasul inaugurou nesta quarta-feira (29), a 13ª unidade de recebimento de grãos da cooperativa, o Silos Serra de Maracaju, solenidade que contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Riedel. No local foi feito o descerramento da placa de inauguração, bem como proferida a benção para a unidade, feita pelo padre Leonardo Guimarães, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, de Maracaju, na moega da unidade.

A inauguração da unidade aconteceu de forma a coroar um ciclo de melhorias importantes que foram feitas na estrutura de recebimento de grãos da Copasul – hoje totalizando 15,6 milhões de sacas em 11 municípios – com foco em atender a demanda para a Indústria de Processamento de Soja da cooperativa, em fase de implantação, com previsão de estar pronta em 2027.

A unidade está localizada na rodovia BR 267, km 417, no entroncamento com a MS 166, sentido a Guia Lopes, em Maracaju. Além do Governador, o evento contou ainda com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, secretários de Estado da Semadesc, Jayme Verruck, e Eduardo Rocha, da Casa Civil, do prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Rener Barbosa Pache, além do presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, presidente Executivo, Adroaldo Taguti, e demais representantes dos Conselhos e da Diretoria Executiva, cooperados e colaboradores da região.

“Uma coisa que nos dá muito orgulho é que o cooperativismo participa do crescimento do MS com muita força. A Copasul, que é uma cooperativa sul-mato-grossense, soube ao longo do tempo se constituir como se constituiu, pegando todo o estado, está alinhada com as tendências globais, produzindo alimentos. A gente fica muito feliz de vir aqui para acompanhar mais um empreendimento desta cooperativa em benefício do associado e parabenizar a cooperativa por acreditar no nosso Estado”, destacou o Governador, Eduardo Riedel.

O prefeito de Maracaju Marcos Calderan falou em nome da comunidade maracajuense, destacando a qualidade da estrutura que está à disposição dos produtores. “Maracaju ganhou um presente. Isso vem de encontro com a necessidade local, não só de associados, mas para todos que serão impactados positivamente. Soja e milho são as riquezas da nossa cidade. A Copasul está de parabéns pelo cuidado que tem com o produtor”, disse.

Com dois tombadores para bitrem 21 metros mais uma moega para descarga de caçamba, três linhas de 300 toneladas/hora, capacidade média de descarga de 15 veículos por hora, dois secadores de 200 toneladas/hora cada, dois locais de expedição de grãos, seis silos de 150.000 sacas – capacidade estática total de 900 mil sacas, o Silos Serra de Maracaju representa modernidade e rapidez para a recepção de grãos na região.

Joceli Gianlupi, cooperado da Copasul há 15 anos em Maracaju, destacou a localização da nova unidade, que integra pelo menos três grandes regiões produtoras dentro do município. “Esta nova unidade é muito importante por questões de logística de transporte. Já entregamos aqui duas ou três cargas e percebemos a diferença. Uma unidade extremamente moderna. No campo, precisamos de agilidade e isso é um grande avanço. Além do mais, o local onde foi construída é muito importante para atender os produtores de três grandes polos, então está muito bem localizada”, disse.

“Mais uma vez, a Copasul está inovando com um silo totalmente adequado para esta região, o porte do agro em Maracaju é diferente. Conforme o associado se preparou e se ‘tecnificou’, a Copasul também tem se preparado. Apesar de todos os desafios, a cooperativa está cada vez mais forte e trazendo estas melhorias para o associado com pés no chão e planejamento”, reforçou o presidente do Conselho de Administração, Gervasio Kamitani.

A nova unidade também coroa um investimento da cooperativa em tornar a demanda da Indústria de Processamento de Soja suprida, o que foi destacado pelo presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti. “Nada melhor que uma inauguração para fechar este ciclo de R$ 400 milhões de investimento, dos quais só nesta unidade estão R$ 100 milhões. Partimos agora, focando na Indústria de Soja, o maior investimento da história da cooperativa, com previsão de inauguração para março de 2027. A gente espera poder continuar este projeto cooperativista, neste ano em que mais uma vez a ONU coloca como Ano Internacional do Cooperativismo. Então, agora é agradecer aos cooperados da região pela receptividade. Estamos muito otimistas com a unidade e esperamos que a equipe atenda da melhor maneira e possamos ter uma safra de sucesso”, disse Taguti.

Outro diferencial do Silos Serra de Maracaju é a condição de fluxos de carga e descarga separados, com duas guaritas, duas balanças de 30 metros com capacidade 120 toneladas (pesagem automática) e duas áreas de classificação de grãos (1 para lavoura e 1 para embarque). Estrategicamente localizada para atender a demanda dos cooperados e produtores da região onde a Copasul atua desde 2011, a unidade foca em promover inovação e eficiência no recebimento de grãos.

Sobre a Copasul
Cooperativa agrícola fundada em 16 de dezembro de 1978, a Copasul é a primeira de Mato Grosso do Sul neste segmento. Com 46 anos de história, atualmente conta 26 unidades em 11 cidades de MS, entre silos, centros de distribuição de insumos, escritórios administrativos, revenda de pivôs para irrigação, revenda de combustíveis e lubrificantes para frotas a diesel (TRR), posto de combustíveis, indústria de fécula e fiação de algodão.

O faturamento da cooperativa é composto majoritariamente pelos negócios que envolvem a produção de grãos, principalmente soja e milho. Como essência, a Copasul tem a seguinte missão: “contribuir para o fortalecimento e crescimento dos cooperados, a satisfação dos seus clientes e colaboradores e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico das regiões em que atua”.

Por meio da assistência técnica agronômica, a cooperativa atua em uma área superior a 450 mil hectares, que estão distribuídos em 38 municípios de MS. O quadro social conta com mais de 2.400 produtores cooperados. Recentemente, a Copasul superou a marca de 1.300 colaboradores.

Assessoria de Comunicação Copasul
Fotos: Nicolly Bonoto e Paulinho Oliveira
Texto: Luiz Radai

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!