A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Administração em parceria com o SEBRAE/MS realizou na última terça-feira, 05-1, o terceiro e último encontro da Oficina de Imersão, contemplando servidores e gestores públicos do município.
A ação teve o objetivo de desenvolver competências gerais e específicas relacionadas à gestão e governança, com vistas à melhoria da maturidade da gestão municipal.
A capacitação faz parte do Plano de Capacitação dos Servidores e trabalha com a questão de que servidores e gestores, geralmente, imersos na rotina do dia a dia, muitas vezes, resolvem problemas de “modo automático”, sem questionar ou construir novas formas de pensar.
De acordo com Paula Brites, Secretária de Administração, a oficina proporciona justamente isso, pensar no problema a partir da atual realidade, buscando de maneira coletiva a construção de soluções inovadoras com os recursos disponíveis. Trata-se de um processo que demonstra a importância das análises para tomada de decisões orientadas por dados.
Um visível exemplo é a ideia de construção de banco de projetos para atendimento das demandas da Prefeitura, o qual envolverá e valorizará os próprios servidores na criação de ideias inovadoras para o município. Tal ideia será, em breve, normatizada no município, estando acessível a todos os servidores.
As oficinas já proporcionaram resultados efetivos, como o compartilhado pela servidora Aurenice Vilalba, Assistente Social, que utilizou os métodos apresentados para realizar os Estudos de Caso no acompanhamento familiar no CREAS.
O evento ocorreu na sede do Rotary e tratou-se do último encontro presencial que busca melhorias em todos os segmentos da administração municipal.