Gracinha Pernambucana: do corte de cana a uma cadeira de vereadora em Maracaju

07 março – 2023 | 15:15
Gracinha Pernambucana: do corte de cana a uma cadeira de vereadora em Maracaju Foto: Hosana de Lourdes

Vítima de abuso sexual no seio da família, ela foi mãe do quinto filho com 23 anos de idade, aos 15 anos e grávida, deixou Pernambuco com destino ao MS

Vereadora Gracinha Pernambucana (MDB)

Gracinha Pernambucana, nascida na localidade de Ferreiro, município de Timbaúba, interior do Pernambuco, é uma mulher forte e guerreira que passou por inúmeras dificuldades em sua trajetória de vida. Descendente de uma família de 12 irmãos, ela perdeu sua mãe aos 12 anos de idade, que faleceu em um trágico acidente de trânsito, e aos 13 anos, sofreu abuso sexual dentro da própria família.

Desacreditada pela família, que não acreditou em sua versão dos fatos, Gracinha se viu abandonada pelo pai e teve que lutar pela própria sobrevivência juntamente com quatro irmãs, uma vez que cinco irmãos já eram casados. Ela enfrentou a pobreza, a fome e o abandono, mas nunca perdeu a esperança de uma vida melhor.

Aos 15 anos de idade, Gracinha engravidou do primeiro filho e decidiu tentar a sorte em um lugar desconhecido, deixando para trás a terra natal onde havia se desiludido por completo com a vida. Ela migrou para o “Mato Grosso”, que já era Mato Grosso do Sul na época, e chegou em Maracaju há 31 anos.

Gracinha Pernambucana durante uma colheita de cana em Maracaju Álbum de Família

Ao chegar na cidade, Gracinha passou por momentos difíceis, incluindo fome, frio, falta de dinheiro e violência doméstica. Ela casou-se com um homem bem mais velho e, naquela vida, conheceu apenas tristeza e dor. Mas ela não se deixou abater pelos obstáculos e decidiu que seria uma vencedora.

Gracinha descobriu seu talento na área de segurança e, com o passar dos anos, tornou-se forte e determinada. Ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores em 2016 e, mesmo sem estrutura, obteve 109 votos nas eleições municipais. Ela saiu novamente para as eleições e obteve 266 votos, conquistando assim uma cadeira no Poder Legislativo de Maracaju para representar as mulheres e toda a sociedade maracajuense.

Gracinha Pernambucana é a nova vereadora da cidade, substituindo um dos oito vereadores afastados pela Justiça sob suspeitas de envolvimento em atos de corrupção. Seu caminho foi difícil, mas ela mostrou que lugar de mulher é em todo lugar e que com esforço e dedicação, é possível conquistar seus sonhos. Ela é um exemplo de superação e inspiração para muitas mulheres que lutam diariamente por uma vida melhor.

Com informações do site Tudo do MS.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!