Nas Paralimpíadas Escolares de 2023, realizadas na capital federal, a delegação de Mato Grosso do Sul brilhou, conquistando o segundo lugar geral com um total de 105 medalhas, sendo 63 de ouro, 29 de prata e 13 de bronze. A ação foi coordenada pelo Governo do estado, por meio da Fundesporte.
O evento, que ocorreu no último fim de semana, contou com a participação de 530 estudantes-atletas com idades entre 12 e 18 anos, representando vários estados brasileiros nas modalidades de atletismo, bocha e natação.
Mato Grosso do Sul mostrou supremacia na bocha, conquistando o primeiro lugar com 43 pontos. No atletismo, o estado terminou na segunda posição com 1.104 pontos, enquanto na natação, alcançou a quarta colocação somando 218 pontos.
A seleção sul-mato-grossense foi composta por atletas oriundos de 10 municípios, todos destacados na seletiva estadual, as Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, realizada em julho.
Os destaques da etapa regional asseguraram sua vaga para a fase final das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.
Minas Gerais foi o grande campeão da etapa, enquanto Goiás completou o pódio na terceira posição. Os demais estados participantes foram Distrito Federal, Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Roraima, Bahia, Acre e Piauí.
Além da etapa em Brasília, outras duas estão sendo organizadas pelo CPB: a regional 1, sediada em Belém, e a regional 3, em São Paulo, contando com a participação de vários outros estados do país.
Os resultados das Paralimpíadas Escolares regionais refletem a dedicação e o empenho dos atletas e das equipes de suporte, evidenciando o potencial esportivo do país e incentivando a prática esportiva inclusiva.
Fotos: Claudemir Pereira/Fundesporte