O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou o primeiro caso de gripe aviária (IAAP – H5N1) em aves domésticas de subsistência em Bonito, Mato Grosso do Sul, marcando o terceiro caso em aves de subsistência no Brasil. Apesar disso, as autoridades garantem que não há risco para a produção comercial e o comércio internacional de produtos avícolas.
O MAPA informou que medidas sanitárias estão sendo aplicadas para conter e erradicar o surto e que a vigilância na região foi intensificada. Eles também reiteraram que não há estabelecimentos avícolas industriais na área de risco e que o consumo e exportação de produtos avícolas continuam seguros.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) e a prefeitura de Bonito confirmaram estar cientes do caso e estão trabalhando em conjunto com o governo estadual e a Secretaria Municipal de Saúde.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também emitiu uma nota reforçando a importância da biossegurança e ecoando as recomendações do MAPA para acionar o serviço veterinário em caso de suspeita da doença.
O Brasil agora tem um total de 103 casos confirmados de gripe aviária, mas o MAPA enfatiza que o status do Brasil como livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) não foi alterado, pois não há registros da doença na produção comercial.