O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul alerta aos cidadãos para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome do órgão e tentativas de aplicação de golpes via e-mail.
Simulando como remetente o endereço de e-mail “transparencia@mpf.mp.br”, tais mensagens informam suposto “aceite de procedimento administrativo” ou de uma denúncia referente ao usuário do e-mail e disponibiliza um botão com um link com a frase “Consulte Aqui o Processo”. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.
O MPF esclarece que não envia mensagens via e-mail informando recebimento de denúncia, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.
Veja como proceder perante estas mensagens:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome do MPF, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem ao Ministério Público Federal; e
3. excluir imediatamente a mensagem.